No que deve consistir uma entrevista de emprego?
15/03/2012

Após avaliar as candidaturas, o passo seguinte no caminho da contratação é a entrevista de emprego. Esta é a sua chance de conhecer seus candidatos e descobrir quais serão adequados para a sua empresa.
Não há uma maneira certa ou errada de realizar entrevistas e cada cargo exige uma técnica diferente. No entanto, existem algumas etapas que cada entrevista deve percorrer para assegurar uma avaliação eficaz dos candidatos.
Tipos de entrevistas
Escolher o estilo certo de entrevista é muito importante quando se tenta realizar um processo de entrevistas eficiente. Para julgar cada candidato em igualdade de condições, escolha um único tipo de entrevista para todos os candidatos. Os tipos de entrevista indicados abaixo podem ser utilizados de maneira exclusiva ou combinada, dependendo das necessidades da sua empresa:
Entrevistas por Telefone - geralmente é realizada por um gerente de recrutamento ou por um integrante da equipe RH e não pelo gerente do departamento que anunciou a vaga. Em geral, a intenção é geralmente responder a todas as questões levantadas após a leitura do currículo de um candidato e é uma boa maneira de realizar várias entrevistas em poucas horas. Para os cargos que exigem especialmente bons modos ao telefone, este é um método fundamental de triagem.
Entrevistas de Competência - Realizada pessoalmente, as entrevistas de competência são criadas para descobrir se o candidato tem a capacidade e a experiência para assumir o cargo. Você deve procurar perguntar aos candidatos sobre situações em que tenham concluído tarefas semelhantes. Quais foram os grandes obstáculos que ele superou? De que aspectos da sua experiência passada ele mais se orgulha?
Entrevista Comportamental - Para cargos nos quais os candidatos provavelmente não tenham experiência anterior, entrevistas comportamentais são criadas para prever se um candidato é adequado para o cargo. Situações hipotéticas são usadas para colocar os candidatos à prova, de modo que você possa julgar o raciocínio lateral deles e como eles poderão trabalhar sob pressão. Isso pode ser combinado com testes psicométricos para ajudar na avaliação.
Entrevistas Técnicas - Às vezes, a única maneira de descobrir se alguém vai ser capaz de fazer o trabalho é deixar que eles realmente o façam. Elas podem variar desde dar a eles um pequeno teste até um período de experiência. Se você estiver testando vários candidatos, todos devem receber a mesma tarefa para que você possa avaliar a capacidade comparativa deles de forma eficaz.
Entrevista em Painel - Este é um método cada vez menos usado, mas ainda é favorecido pelas empresas que têm dificuldade de sincronizar todos os envolvidos na decisão de contratação. Geralmente realizada ao longo de um dia, os candidatos são colocados diante de 4-5 pessoas, muitas vezes precisando realizar uma apresentação. Isso pode intimidar demais os candidatos, e é importante ter um facilitador principal da entrevista para que eles possam manter o bom andamento do processo.
Entrevistas em Grupo - Outro método que está se tornando cada vez menos comum, mas ainda usado em algumas circunstâncias, para avaliar muitos candidatos ao mesmo tempo. Um grupo de candidatos recebe uma tarefa que permitirá avaliar as diferentes personalidades de cada um, seus estilos de trabalho, sua capacidade de liderança e como eles reagem à pressão. Esse tipo de entrevista deve ser utilizado como um método de avaliação adicional, em vez de um método para substituir uma entrevista pessoal.
Mais uma vez, os participantes da entrevista dependem do tipo de cargo que os candidatos estão buscando. Um representante da equipe de RH deve sempre estar presente, além do gerente do departamento que está contratando. Você também pode querer trazer um funcionário atual que está realizando um trabalho semelhante, pois ele estará em uma posição ideal para saber se o candidato é capaz de realizar o trabalho.
Conduzindo a entrevista
Independentemente do tipo de entrevista que você escolher, é necessário se preparar de forma eficaz. Organize uma agenda com todos que precisam participar e cumpra-a da melhor maneira possível. Se você estiver preparando uma série de entrevistas em um dia, procure deixar um intervalo de ao menos meia hora entre cada uma para que você possa lidar com qualquer uma que ultrapasse o tempo previsto, além de ter a oportunidade de resumir cada entrevista após o final.
Tente ser o mais flexível possível com os candidatos. Eles terão outros compromissos também e, muitas vezes, estarão tentando esconder do seu empregador atual o fato de estarem indo para entrevistas. Tentar dar a eles ao menos três opções e, depois, organize sua agenda.
Pode parecer uma providência óbvia, mas verifique se você tem uma sala silenciosa à disposição para conduzir a entrevista. Você ficaria surpreso com o número de pessoas que reservam uma sala que fica logo em frente a um canteiro de obras ou até mesmo que se esquecem totalmente de reservar uma sala.
Quando o candidato chegar, procure seguir mais ou menos este processo:
Recepcione o candidato, ofereça a ele uma bebida e deixe-o à vontade conversando sobre amenidades (sobre o clima, como ele chegou à empresa, o futebol da noite passada, etc.)
Apresente-se e explique brevemente o andamento da entrevista.
Apresente um panorama da sua empresa e dê algumas informações sobre o cargo, por que ele surgiu e o que ele envolverá.
Comece a fazer suas perguntas. Pedir que eles apresentem detalhadamente o currículo é um bom ponto de partida, pois isso os ajuda a sentir-se à vontade para discorrer sobre um assunto familiar.
Faça perguntas abertas para que o candidato tenha a oportunidade de se expressar.
No início, tente contemplar as perguntas relativas aos aspectos mais importantes do cargo. Você não quer chegar quase ao final do tempo previsto com muitas áreas que ainda não foram respondidas.
No final da entrevista, pergunte ao candidato se ele tem alguma dúvida.
Informe-o sobre a fase seguinte do processo de recrutamento, por exemplo, segundas entrevistas e prazos estimados.
Acompanhe o candidato até a saída, agradecendo-lhes por ter comparecido à entrevista.
Escreva o quanto antes todas as anotações você fez. Se você estiver conduzindo muitas entrevistas, é fácil esquecer quem disse o que.
Uma entrevista de emprego serve tanto para que candidato saiba se gostaria de trabalhar para você, como para você saber se gostaria que ele passasse a fazer parte da sua equipe. Sempre fale sobre os aspectos positivos da sua empresa e trate-o como um cliente com quem espera fazer negócios. Mesmo que você geralmente vá trabalhar de jeans e camiseta, procure vestir terno e gravata para entrevistar os candidatos – se eles se deram a esse trabalho, você também deve fazê-lo!